Brasil & Mundo

Ipem fiscaliza balanças no Mercado São Pedro

Na reta final da Semana Santa, onde aumenta a procura por pescados, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) ocupou, na manhã desta terça-feira (27), o Mercado São Pedro, em Niterói. O objetivo era o de fiscalizar e vistoriar as balanças usadas nos boxes.

De acordo com o presidente do Ipem Marcos Rampini, os fiscais verificaram se as balanças estavam dentro das normas estabelecidas por lei. "A ideia é fazer com que o consumidor não se sinta lesado na hora da compra", explica.

Ainda segundo o Ipem, produtos já embalados e expostos para a venda precisam ter indicação quantitativa impressa na embalagem. No caso de produto importado, as indicações devem estar também em português.

Foram mais de 80 balanças irregulares apreendidas pelo Ipem desde o início deste ano. A maioria de origem chinesa, que entrou de forma clandestina no país e não estava regulada pelos órgão e pelo Inmetro.

Na fiscalização desta terça-feira, as balanças que apresentaram irregularidade foram apreendidas, e posteriormente serão destruídas. A multa para o comerciante pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhões. Até o início da tarde o Ipem não havia divulgado o balanço da operação.

O consumidor que quiser denunciar algum tipo de irregularidade pode ligar para a ouvidoria do Ipem-RJ no telefone 0800-2823040, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Com G1-RJ

< Prefeituras irão fiscalizar Uber e outros aplicativos de corrida PF faz operação para prender suspeitos de ataques em prédios públicos <